Duas igrejas foram incendiadas na última segunda-feira (30) em Mato Grosso. Um caso aconteceu em Matupá/MT (695 km de Cuiabá) e o outro em Guarantã do Norte/MT (715 km de Cuiabá). Em ambas ocasiões, as chamas foram contidas, os danos foram apenas materiais e ninguém se feriu.
Segundo informações da Polícia Militar, testemunhas disseram que flagraram dois menores entrando em uma igreja que estava fechada no bairro Setor industrial em Matupá/MT. Logo após, muita fumaça foi vista saindo do local.
Ao chegar ao local, os policiais iniciaram o combate direto às chamas. Apesar de imagens mostrarem o fogo se alastrando por um dos cômodos, ele foi controlado rapidamente.
No mesmo dia, uma igreja na comunidade Santo Antônio, próximo a BR-163, em Guarantã do Norte/MT, também foi tomada pelas chamas. Há suspeitas de que o incêndio também tenha sido criminoso.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a equipe foi acionada por testemunhas que viram o incêndio. Ao ser constatado o início do fogo, populares iniciaram o combate, obtendo êxito em controlar as chamas. O fogo atingiu livros, toalhas e cortinas. Apesar disso, nenhum dado foi constatado na estrutura da igreja.
Não há informações sobre o paradeiro dos autores dos incêndios, nem sua motivação.
A Polícia Civil apura os casos.