Ciro Gomes (PDT) anunciou nesta terça-feira (04), apoio ao candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições 2022.
Lula, do Partido dos Trabalhadores, definiu com os coordenadores da campanha os próximos passos na corrida presidencial. Após a Justiça Eleitoral definir que haveria o 2º turno das eleições para disputa ao cargo, o Partido Democrático Trabalhista anunciou apoio ao petista que irá disputar com o atual Presidente Jair Bolsonaro.
Sem citar o nome do candidato do Partido dos Trabalhadores, Ciro afimou que “frente às circunstâncias, é a última saída”. “Lamento que a democracia brasileira tenha afunilado a tal ponto que reste para o brasileiro duas opções, a meu ver, insatisfatórias”, afirmou.
“Ao contrário da campanha violenta da qual fui vítima, nunca me ausentei ou me ausentarei da luta pelo Brasil. Sempre me posicionei e me posicionarei na defesa do país contra projetos de poder que levaram o país a essa situação grave e ameaçadora.”
O anúncio do apoio ao PT veio logo em seguida a uma reunião executiva organizada pelos integrantes do partido PDT. No primeiro turno, o candidato Ciro não se elegeu e ficou em quarto lugar com cerca de 3,5 milhões de votos.
Gleisi Hoffmann, presidente do PT, disse que em conversa com o presidente do PDT reafirmou interesse de ter Ciro como aliado podendo anexar no Plano de Governo do petista à propostas de Ciro como educação integral e sobre zerar dívidas no SPC. Até a próxima quarta-feira (04) Simone Tebet deve se manifestar sobre o assunto, mas especialistas na política acreditam que o MDB deve apoiar Lula.
Segundo informações repassadas pelo Partido Democrático Trabalhista, a decisão tomada durante a reunião, teria sido unânime. Ainda segundo o partido, Lula é o candidato que mais se aproxima deles. Nas últimas eleições em 2018, Ciro teria sido duramente criticado por não apoiar o candidato indicado pelo PT Fernando Haddad.
No primeiro turno das eleições 2022, o ex-presidente da república teve 57.259.405 votos, totalizando 48.43% e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) ficou em segundo lugar com 51.072.234 votos o equivalente a 43.20%.