A operação que vem acontecendo ha mais de 15 dias, visa coibir práticas criminosas na Amazônia legal, em garimpos na região da Flona Jamanxim e Parque Jamanxim nas áreas de preservação ambiental. Na última segunda-feira (22), segundo informaram garimpeiros e trabalhadores que residem nas áreas, a operação passou a balsa do Rio Jamanxim no garimpo Jardim do Ouro e seguiu para a região do Garimpo São Raimundo e Crepurizão que fica entre os municípios de Itaituba e Novo Progresso no Pará.

As ações fazem parte da Operação Guardiões do Bioma, composta pela Polícia Federal (PF), Forca Nacional, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A operação conta com várias viaturas do IBAMA , ICMBio, PRF e da Força Nacional e ainda com dois helicópteros com agentes especializados ao combate às infrações ambientais. Em áudios e vídeos gravados pelos moradores, eles mostram maquinários, barracos, insumos e todo o material utilizado para trabalharem destruídos pelo fogo com a passagem das forças policiais e ambientais pelas áreas.