Era por volta das 21:00 horas desta segunda-feira (22) quando uma guarnição da Polícia militar durante rondas ostensivas na BR 163, percebeu uma atitude estranha dos dois homens em um restaurante na BR 163, Km 55 no município de Novo Progresso Sudoeste do Pará.
Os dois homens foram identificados como Jhonatam Soares do nascimento, que se identificou como vigilante, natural de Peixoto de Azevedo no mato grosso, o outro é Vagner Ribeiro dos Santos natural de Presidente Figueiredo no Amazonas. Os dois ficaram incomodados com a presença da guarnição, o que levantou suspeita, os PM´s então decidiram fazer a abordagem, e com eles foram encontrados 2 revolveres calibre 38.
Após serem questionados os dois informaram que trabalhavam em uma fazenda, fazendo a vigilância do local, a propriedade Rural fica localizada no KM 37 da BR 163, segundo eles o contratante do serviço seria Cristiano, morador de Peixoto de Azevedo. Segundo a policia a área que é alvo de constantes conflitos agrários já vinha sendo investigada, porque a polícia já tinha recebido várias denúncias de disparos de arma de fogo, os denunciantes relatavam ainda que toda vez que um veículo se aproximava da propriedade, os disparos eram ouvidos.
A guarnição também encontrou após buscas na propriedade outras 02 armas de fogo, sendo 01 Espingarda de Repetição CAL 12, e 01 Rifle Magnum 357 sem marca e numeração aparentes. Além das armas foram encontradas 29 munições intactas de revolver calibre 38, e uma de Rifle 357, 46 munição intactas calibre 357, 31 munição de espingarda calibre 12, 02 celulares, 01 rádio para comunicação e uma moto Bros. Diante dos fatos os dois suspeito, as armas e todo o material apreendido foram apresentados na delegacia de Polícia Civil do distrito de Castelo de Sonhos.