A dura realidade está sendo vivida pelos trabalhadores da prefeitura de Altamira, sudoeste do estado , estamos falando da falta de pagamento dos servidores públicos, que em sua maioria desde dezembro não recebem seus proventos. Com isso a fome, e o desespero tomam conta de muitos. Sem data prevista para que os trabalhadores recebam seus salários muitos já se manifestam em redes sociais, inclusive pedindo apoio das autoridades no assunto. A eventualidade que aconteceu com profissionais da gestão passada se repete no primeiros mês deste ano com equipes contratadas pelo atual gestor Claudomiro Gomes.
Alguns prestadores de serviço e contratados tiveram que ir sozinhos ao RH da PMA em busca de respostas já que na maioria das vezes nem os secretários e coordenadores são os mesmo que receberam os setores no mês de janeiro, inclusive segundo relatos dos próprios trabalhadores em alguns órgãos já chegaram a ser trocados pelo menos três líderes em um único mês.
Confusão que se repete na hora de reivindicar os salários atrasados, que na busca por respostas não sabem a quem recorrer. A confusão continua com os cortes expressivos nas folhas de pagamentos, alguns profissionais dentre os poucos que receberam seus salários relatam ter recebido reduções salariais de até 30%, e a situação complica o orçamento familiar, mesmo com toda situação precária os profissionais são obrigados a ficarem em seus postos por medo do desemprego.
No distrito de Castelo de sonhos a situação é ainda pior, situado a mais novecentos quilômetros da sede, os servidores públicos municipais reclamam a falta do pagamento e com o agravante de não poderem se dirigir ao setor responsável pelas contratações e pagamentos para reivindicarem seus direitos. Com informações repassadas apenas pelo equipes nomeadas pelo prefeito atual, as respostas são sempre as mesmas, “NÃO TEMOS INFORMAÇÕES SOBRE A DATA DO PAGAMENTO DOS SALÁRIOS ATRASADOS”.
O ministério público já determinou que o gestor municipal efetuasse o pagamento dos servidores referente ao mês de dezembro ainda no mesmo de janeiro, caso não acontecesse desta forma a prefeitura estaria sujeita à multa. Diante da determinação judicial alguns trabalhadores receberam seus salários atrasados, outros seguem sem notícias ou data prevista.
A nossa equipe tentou contato com a Prefeitura de Altamira, até o fechamento dessa matéria não fomos respondidos.
Castelo Online da redação