O primeiro caso de coronavírus em Novo Progresso foi confirmado pela SESPA nesta sexta-feira (03).
O primeiro caso do novo coronavírus (covid-19) em Novo Progresso é um homem de 36 anos que não teve identidade revelada pela secretaria de saúde do Municìpio.
A confirmação não trouxe muitas preocupações segundo Secretaria de Saúde do Municipio o homem estava m quarentena de 14 dias foi curado e não transmitiu mais o virus,disse.

E agora, o que as autoridades devem fazer para evitar a disseminação dessa infecção originária da China? E você, como fazer para se prevenir?
Na verdade, o primeiro passo já foi adiantado pelo Ministério da Saúde no dia 3 de fevereiro, data em que se decretou estado de emergência em saúde pública no país. Isso serviu para antecipar estratégias de contenção do problema, que traz sintomas como falta de ar, tosse e desconforto no peito.
No mais, o ministério e os estados criaram planos de contingência para lidar com o desembarque do novo coronavírus em diferentes pontos do país. Basicamente, eles falam sobre a estrutura de atendimento, a triagem de pessoas, a separação e o isolamento de leitos específicos para a enfermidade, o sistema de notificação de casos e as orientações para profissionais de saúde.
Apesar da confirmação do primeiro caso, é com a transmissão sustentada que o nível de preocupação deve mudar consideravelmente. Mas o que é transmissão sustentada? Em resumo, é quando uma doença começa a passar de um brasileiro para outro em ritmo frequente e dentro do território nacional (ou de uma região dele).
Se isso ocorrer, o serviço de saúde pública vai precisar ser reordenado — ancorado nos planos de contingência — para lidar com o aumento no número de internações pela doença.
Além disso, é possível que os critérios de suspeita e confirmação do diagnóstico mudem.
Por:JORNAL FOLHA DO PROGRESSO